quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Musicalização

A criança que canta e se movimenta livremente á sua maneira, está não só explorando o mundo ao seu redor, mas também comunicando sentimentos, idéias, fantasias, intercambiando o real e o imaginário.

A música e o movimento devem ser permitidos e incentivados pelos adultos, para que o mesmo seja realmente desafiador e contribua de forma integral para o processo de aprendizagem.
Na educação infantil, é primordial para a criança brincar com diversidades de movimentos e materiais, pois ela irá descobrir os objetos ao seu redor, seu corpo, seus gestos e o que podem realizar através deles, explorando assim o mundo que a cerca.

Escolhemos músicas bem conhecidas pelas crianças, assim as atividades tiveram maior significado para os pequenos.






Nas mãos da criança qualquer coisa pode tornar-se um brinquedo: os objetos em si, isoladamente não importa mais com que ou do que as crianças vão brincar, mas importa o clima, a atmosfera, a possibilidade de surgimento do espaço potencial no lidar criativamente com o que é de dentro (sentimentos, idéias, fantasias) e o que é de fora da pessoa(coisas, objetos, fatos, outras pessoas). Este é o espaço do brincar espontâneo. (MACHADO, 2001, p.34)

Um comentário:

  1. Adorei e parabens!!Será usar para a minha turminha do berçário??
    Preciso de mais ideias ´pois acabei de assumir uma sala de berçario e não sei qual atividades aplicar,por por favor me ajudem!
    Abraços!!
    Dora
    doracpvpontes@gmail.com

    ResponderExcluir